Tarefa: Planejar Gestão de Configuração
Planejar as atividades da gestão de configuração, identificando os itens de configuração, que são os componentes e produtos de trabalho relacionados a serem colocados sob gestão de configuração e planejando as auditorias de configuração.
Disciplinas: Gestão de Configuração (GC)
Relacionamentos
Descrição Principal

O Analista de Gestão de Configuração em conjunto com o Gerente de Projetos planejam as atividades do gerenciamento de configuração com base no Plano de Projeto.
Basicamente o planejamento consiste em:

• Identificar os Itens de Configuração (IC), conforme políticas, guias operacionais e critérios para identificação dos ICs que podem ser:

o Produtos de trabalho que são passíveis de alterações, seja devido a erros ou mudanças nos requisitos, e que devem ser mantidos sob controle de versões;
o Produtos de trabalho que são dependentes de outros, de tal forma que uma mudança em um deles implica em mudanças nos outros;
o Produtos de trabalho que podem ser utilizados por mais de um grupo;
o Produtos de trabalho que são críticos para o projeto;
o Produtos de trabalho que são entregues ao cliente;
o Produtos de uma fase que servem de insumo para outra fase do projeto.

• Atribuir identificador único, especificar características importantes e identificar o responsável para cada item de configuração e, também, especificar quando cada item de configuração é colocado sob gestão de configuração.

• Definir data, intenção e objetivos das auditorias no Cronograma de Gestão de Configuração. As auditorias devem se limitar a verificar os produtos que estão presentes nas configurações base, sem se preocupar em revisar o conteúdo.